Qualidade em projetos de arquitetura, paisagismo e design
Gerir a qualidade de projetos de arquitetura e design de interiores significa, antes de tudo, saber o que “qualidade” significa para o seu cliente.
Projetos dentro do prazo, execução fiel aos desenhos, número de alterações no projeto original, compatibilidade entre projetos complementares são alguns parâmetros que podem ser usados para avaliar a qualidade de um projeto de arquitetura.
A qualidade de projetos de arquitetura, design e engenharia inicia na conversa com o cliente
Para fazer um projeto de qualidade é preciso saber ouvir. Sim, isso mesmo, é de extrema importância saber ouvir o cliente, para assim, poder saber todas suas necessidades, desejos e expectativas. Ser atento a cada detalhe relatado, perguntar tudo que precisa para não restar dúvidas na execução do projeto e confirmar tudo novamente com o cliente são características de poucos profissionais.
Profissionalismo
O profissional tem obrigação de orientar o cliente se quer entregar um projeto de qualidade. Clientes têm sonhos e poucos têm a formação acadêmica e a experiência que um arquiteto, design ou engenheiro possuem. Por mais empolgado que o cliente esteja, se o que ela está pedindo não é uma boa ideia, você deve informá-lo e dizer o porquê de não ser a melhor escolha, além de apresentar uma boa sugestão. Se o cliente insistir, você pode até fazer o projeto, mas deve deixá-lo ciente dos pontos negativos que estão por vir.
Divida sua experiência, toda pessoa que contrata um profissional para fazer um projeto, quer dele todo o profissionalismo que puder para obter o melhor resultado. Apresente várias opções aos seus clientes, depois da primeira conversa você já os conhece o suficiente para saber o que esperam.
Surpreenda. Um profissional que domina diversas técnicas e conhece todas as tendências pode oferecer muito ao cliente. Mostre ao cliente coisas que ele nem imaginava, apresente coisas novas e enriqueça o projeto dos sonhos do seu cliente.
Avaliação Pós Ocupação – APO
Outro elemento importante para a compreensão da qualidade de um projeto arquitetônico ou de interiores é a satisfação do usuário final quanto ao uso do espaço criado. É o que chamamos de Avaliação Pós Ocupação (APO).
A APO pode ser desenvolvida por qualquer escritório, de qualquer tamanho, através de uma simples entrevista, questionário, com o usuário final do imóvel. Nessa entrevista deve-se levantar dados como: satisfação quanto a luminosidade dos ambientes; privacidade; convívio; uso e praticidade; etc.
Com esses dados em mãos, os arquitetos e designers de interiores gestores poderão administrar melhorias nos projetos futuros e nos processos internos para garantir continuamente o avanço na qualidade dos seus serviços.
Um pequeno passo na profissionalização da gestão do escritório, um grande progresso no caminho do sucesso.
Como vocês podem ver, a qualidade de um projeto começa a ser determinada antes mesmo da execução. Além da sua experiência profissional que é crucial para um projeto de qualidade, saber o ouvir o cliente é de extrema importância para obter êxito no projeto a ser realizado.
Por Joaquim Alvarenga Neto
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