Pesquisa aponta fatores que potencializam a qualidade de projetos arquitetônicos

Escopo, custo e tempo

 

qualidade técnica de projetos de arquitetura e design de interiores.O que é um projeto arquitetônico de qualidade?

A qualidade de projetos está associada à percepção de cada individuo, e diversos fatores como necessidade e expectativa influenciam nesta percepção. Em muitos casos a qualidade percebida na entrega dos projetos arquitetônicos esta implícita na subjetividade da beleza e de fatores estéticos, entretanto, outros fatores como escopo, tempo e custo precisam ser balanceados para que o fator qualidade seja realmente atingido.

Afinal de contas, um produto ou serviço de qualidade, segundo a ótica do gerenciamento de projetos, deve ter os seguintes critérios atendidos:

  • Atender as necessidades implícitas e explícitas do Cliente (Escopo)
  • Ser concluído no tempo programado (Prazo)
  • Ter o preço e custos compatíveis (Custo)

A qualidade do projeto é afetada pelo equilíbrio desses três fatores, cujo relacionamento é tal, que se um desses fatores muda pelo menos outro fator provavelmente será afetado.

qualidade de projeto de arquitetura, qualidade de projeto arquitetônico

Análise dos critérios de Gerenciamento de Projetos em Pequenos e Médios escritórios de Arquitetura

Foi com o objetivo de analisar como anda o gerenciamento do tempo, custo e escopo nos micro e pequenos escritórios de arquitetura de São Paulo e Minas Gerais que a Alvarenga Neto fez uma pesquisa envolvendo 67 empresas.

Para organizar esta pesquisa separamos os escritórios analisados em três grupos distintos, conforme o número de funcionários:

Grupo 1 – Escritórios que possuem de 1 a 5 funcionários;

Grupo 2 – Escritórios que possuem de 5 a 15 funcionários;

Grupo 3 – Escritórios que possuem mais de 15 funcionários.

Para investigar o comportamento dos grupos diante da gestão dos itens escopo, tempo e custo foram enviadas aos escritórios questionários indagando sobre os temas supracitados.

Confira abaixo as perguntas, respostas e observações:

Tema: Gerenciamento do Tempo de Projetos

Questão: Consigo entregar o projeto no tempo programado

gerenciamento do tempo de projetos de arquitetura

Observação: Pode-se observar que o Grupo 2  foi o que apresentou o maior número de escritórios que raramente entregam os projetos dentro do tempo programado, em contra partida escritórios maiores apresentaram um maior controle e/ou estimativa do tempo programado.

Tema: Gerenciamento do Custo de Projetos

Questão: Consigo obter lucro no final do projeto

 gestão de custo de projetos de arquitetura

 Observação: Nota-se que um número significativo de escritórios responderam que raramente obtém lucro nos projetos, e mais de 40% dos escritórios do Grupo 2 responderam que raramente obtém lucro ou não sabem se conseguem obtém lucro nos seus projetos, observando esses cenários podemos deduzir que um maior controle financeiro, entendimento e análise contábeis precisam ser desenvolvidos para uma mensuração mais exata dos lucros dos projetos.

Tema: Gerenciamento do Escopo de Projetos

Questão: Tenho retrabalho devido ao escopo do projeto mal definido

  gerenciamento de escopo de projetos de arquitetura

 Observação: Nota-se que o Grupo 3 destaca-se quanto a retrabalhos devido a má definição e/ou mudanças no escopo. Estes escritórios precisam atentar-se a este ponto, já que grande parte do insucesso dos projetos está ligada ao escopo mal definido.

Conclusões sobre Qualidade e Gerenciamento de Projetos em escritórios de Arquitetura

Terminar no prazo acordado, com o custo combinado e da forma como o cliente deseja é o que se espera de qualquer projeto, porém este não é um desafio fácil de ser cumprido.

Grande parte dos escritórios consultados apresentam falhas quanto ao gerenciamento do tempo, custo e escopo dos projetos. A falta de organização e criação de processos são fatores que contribuem para este resultado.

Recomendações para melhoria da qualidade de projetos em escritórios de arquitetura

Para que os escritórios possam melhorar seus aspectos de qualidade, recomenda-se:

  • Um bom gerenciamento do escopo, incluindo tarefas de detalhamento, execução e controle, para garantir assim a execução tranquila do projeto sem discussões sobre o que está ou não incluso, culminando então na satisfação do cliente, uma vez que aumenta a probabilidade de entrega dentro do prazo, dos custos previstos e com a qualidade acordada;
  • Gerenciamento dos custos de forma adequada, entendendo os custos dos projetos, e contabilizando as horas gastas em cada um;
  • Gerenciamento do tempo (cronograma), planejando , executando e controlando o cronograma de acordo com os recursos alocados.

 

Por Erica Tavares 

Comentários

Nenhum comentário até o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *