Alvarenga Neto Consultoria

Como melhorar a qualidade dos seus projetos

https://alvarenganeto.com.br/wp-content/uploads/2014/02/qualidade-de-projeto-site.mp3?_=1

Qualidade em projetos de arquitetura, paisagismo e design

Gerir a qualidade  de projetos de arquitetura e design de interiores significa, antes de tudo, saber o que “qualidade” significa para o seu cliente.

Projetos dentro do prazo, execução fiel aos desenhos, número de alterações no projeto original, compatibilidade entre projetos complementares são alguns parâmetros que podem ser usados para avaliar a qualidade de um projeto de arquitetura.

A qualidade de projetos de arquitetura, design e engenharia inicia na conversa com o cliente

Para fazer um projeto de qualidade é preciso saber ouvir. Sim, isso mesmo, é de extrema importância saber ouvir o cliente, para assim, poder saber todas suas necessidades, desejos e expectativas. Ser atento a cada detalhe relatado, perguntar tudo que precisa para não restar dúvidas na execução do projeto e confirmar tudo novamente com o cliente são características de poucos profissionais.

Profissionalismo

O profissional tem obrigação de orientar o cliente se quer entregar um projeto de qualidade. Clientes têm sonhos e poucos têm a formação acadêmica e a experiência que um arquiteto, design ou engenheiro possuem. Por mais empolgado que o cliente esteja, se o que ela está pedindo não é uma boa ideia, você deve informá-lo e dizer o porquê de não ser a melhor escolha, além de apresentar uma boa sugestão. Se o cliente insistir, você pode até fazer o projeto, mas deve deixá-lo ciente dos pontos negativos que estão por vir.

Divida sua experiência, toda pessoa que contrata um profissional para fazer um projeto, quer dele todo o profissionalismo que puder para obter o melhor resultado. Apresente várias opções aos seus clientes, depois da primeira conversa você já os conhece o suficiente para saber o que esperam.

Surpreenda. Um profissional que domina diversas técnicas e conhece todas as tendências pode oferecer muito ao cliente. Mostre ao cliente coisas que ele nem imaginava, apresente coisas novas e enriqueça o projeto dos sonhos do seu cliente.

Avaliação Pós Ocupação – APO

Outro elemento importante para a compreensão da qualidade de um projeto arquitetônico ou de interiores é a satisfação do usuário final quanto ao uso do espaço criado. É o que chamamos de Avaliação Pós Ocupação (APO).

A APO pode ser desenvolvida por qualquer escritório, de qualquer tamanho, através de uma simples entrevista, questionário, com o usuário final do imóvel. Nessa entrevista deve-se levantar dados como: satisfação quanto a luminosidade dos ambientes; privacidade; convívio; uso e praticidade; etc.

Com esses dados em mãos, os arquitetos e designers de interiores gestores poderão administrar melhorias nos projetos futuros e nos processos internos para garantir continuamente o avanço na qualidade dos seus serviços.

Um pequeno passo na profissionalização da gestão do escritório, um grande progresso no caminho do sucesso.

Como vocês podem ver, a qualidade de um projeto começa a ser determinada antes mesmo da execução. Além da sua experiência profissional que é crucial para um projeto de qualidade, saber o ouvir o cliente é de extrema importância para obter êxito no projeto a ser realizado.

Por Joaquim Alvarenga Neto

Gostou desta dica? Compartilhe com seus amigos!

Leia também:

Pesquisa aponta fatores que potencializam a qualidade de projetos arquitetônicos

Cursos nas áreas de arquitetura e design

Como calcular o preço de projetos de Arquitetura, Engenharia e Design

Sair da versão mobile