Gestão da qualidade de projetos de arquitetura em PME

blog de empreendedorismo e gestão empresarial

Aspectos da gestão da qualidade em pequenos e médios escritórios de arquitetura

A qualidade de projeto arquitetônico está associada à percepção de cada individuo e à fatores influenciados por necessidades e expectativas de cada cliente.

Por isso, em muitos casos, a qualidade percebida na entrega dos projetos arquitetônicos esta implícita na subjetividade da beleza e de fatores estéticos. No entanto, outros fatores como escopo, tempo e custo precisam ser equilibrados para que o fator qualidade seja realmente atingido na visão do cliente.

Afinal de contas, um produto ou serviço de qualidade, segundo a ótica do gerenciamento de projetos, deve atender os seguintes critérios:

  • Atender as necessidades implícitas e explícitas do Cliente (Escopo). (veja mais)
  • Ser concluído no tempo programado (Prazo)
  • Ter o preço e custos compatíveis (Custo)

Portanto, o equilíbrio desses três fatores afeta a qualidade do projeto – se um desses fatores muda, pelo menos um outro fator muda também.

qualidade de projeto de arquitetura, qualidade de projeto arquitetônico

Gestão da Qualidade de Projetos de Arquitetura em Pequenos e Médios Escritórios

Com o objetivo de analisar a gestão da qualidade de projetos de arquitetura envolvendo quesitos de gerenciamento do tempo, custo e escopo nos pequenos e médios escritórios de arquitetura de São Paulo e Minas Gerais, a Alvarenga Neto Consultoria fez uma pesquisa envolvendo 67 escritórios com este perfil.

A pesquisa segmentou três grupos distintos de escritórios conforme o número de funcionários:

Grupo.1 – Escritórios que possuem de 1 a 5 funcionários;

Grupo.2 – Escritórios que possuem de 5 a 15 funcionários;

Grupo.3 – Escritórios que possuem mais de 15 funcionários.

Para investigar o comportamento dos grupos diante da gestão dos itens escopo, tempo e custo, os escritórios responderam questionários indagando sobre os temas supracitados.

Confira abaixo as perguntas, respostas e observações:

Tema: Gerenciamento do Tempo de Projetos

Questão: Consigo entregar o projeto no tempo programado?

gerenciamento do tempo de projetos de arquitetura

Observação: Pode-se observar que apenas um pequeno número de escritórios nos grupos 1 e 2 sempre atendem o prazo programado – cerca de 20%.  Os demais escritórios oscilam entre muitas vezes e raramente, caracterizando a inconstância no gerenciamento de prazos. 

Tema: Gerenciamento do Custo de Projetos

Questão: Consigo obter lucro no final do projeto?

 gestão de custo de projetos de arquitetura

Observação: Apenas cerca de 15% dos grupos 1 e 2 estão seguros quanto aos resultados financeiros de  seus projetos. Todavia, a grande maioria dos entrevistados de todos os grupos apresenta a percepção de que os resultados financeiros oscilam entre positivos e negativos. Nota-se que um número significativo (50%) dos escritórios maiores (Grupo 3) responderam que raramente obtém lucro nos projetos, levando a crer que quanto maior o número de pessoas envolvidas, maior o risco de custos do projeto. Portanto, é essencial maior controle financeiro, entendimento e análise contábeis e gestão para garantia da lucratividade de projetos.  

Tema: Gerenciamento do Escopo de Projetos

Questão: Tenho retrabalho devido ao escopo do projeto mal definido?

  gerenciamento de escopo de projetos de arquitetura

Observação: O Grupo 3 destaca-se quanto a retrabalhos devido a questões de mudanças no escopo. Tais retrabalhos pressionam os custos e lucratividade dos projetos – apresentando correlação direta com o observado na questão anterior. Portanto, o gerenciamento de escopo junto ao cliente desde o início do projeto, a gestão de aprovações e mudanças e a cobrança por trabalhos adicionais é vital para escritórios envolvidos em projetos de maior complexidade e desenvolvido por equipes de projeto.

Conclusões sobre a Gestão da Qualidade de Projetos de Arquitetura em pequenos e médios escritórios

Terminar os projetos no prazo acordado, com o custo combinado e da forma como o cliente deseja é o que se espera de qualquer escritório de arquitetura. No entanto, grande parte dos escritórios consultados apresentam falhas quanto ao gerenciamento do tempo, custo e escopo dos projetos. Por isso, a seguir, apresentamos algumas recomendações para os escritórios que buscam gerir melhor a qualidade de seus projetos arquitetônicos e com isso obter melhores resultados para seu negócio. 

Recomendações para melhoria da qualidade de projetos em escritórios de arquitetura

Aqui estão algumas dicas para que os escritórios possam melhorar seus aspectos de qualidade: 

  • Defina o escopo e gerencie mudanças junto aos clientes com todas as etapas e aprovações documentadas desde o início da proposta comercial – veja aqui como elaborar uma proposta campeã. Lembre-se, um bom gerenciamento do escopo irá garantir a execução tranquila do projeto e a satisfação do cliente – uma vez que aumenta a probabilidade de entrega dentro do prazo, dos custos previstos e com a qualidade acordada;
  • Gerencie os custos do projeto desde a elaboração do orçamento até a entrega, monitorando os custos durante todas as etapas de execução do projeto. Dessa forma, seu escritório estará garantindo lucratividade e saúde financeira. 
  • Gerencie o tempo – cronograma e prazos. Para isso, monitore o que foi planejando e o que está sendo executado, controlando o cronograma de acordo com os recursos alocados e negociando com o cliente alterações.

Por Erica Tavares – Gestora na Alvarenga Neto Consultoria, empresa especializada na prestação de serviços em gestão empresarial para pequenos e médios escritórios de arquitetura. 

×

Olá!

Click em nosso representante abaixo para conversar pelo WhatsApp ou nos envie um email para [email protected]

 

× Fale conosco