A arte do crescimento – Desenvolvimento pessoal e profissional para empreendedores e autônomos
Investir no autodesenvolvimento fará uma grande diferença no seu caminho para o sucesso.
O autodesenvolvimento pode envolver muitas coisas, desde estudar para aprender novas qualificações até trabalhar para construir sua autoconfiança, mudar paradigmas, melhorar a gestão do seu tempo, etc.
Claro que, a não ser que você coloque o aprendizado em prática, de nada vale o esforço. É importantíssimo entender e aceitar que precisamos trabalhar no desenvolvimento profissional e pessoal para ver melhorias em nossas vidas e nos negócios.
Frequentemente, as áreas que precisam maior atenção são as áreas que mais nos intimidam ou causam desconforto. Por exemplo: se você é uma empresária, e vê o seu negócio como vê o seu hobby culinário, você sabe que existem áreas que você precisa se dedicar consistentemente para melhorar e atingir a perfeição.
Só um compromisso interno muito forte irá te motivar a fazer o que for preciso para aperfeiçoar cada vez mais os seus pratos. Só esse compromisso irá te motivar a fazer coisas que não gosta durante o processo, como ficar procurando ingredientes difíceis de encontrar, porém essenciais, ou cronometrando o cozimento para ver qual é o tempo ideal para cada prato.
Mas é esse trabalho que “não gostamos” de fazer, que fará a grande diferença. A maioria das pessoas que tem a culinária como hobby tem um mínimo de habilidade natural para a coisa, mas o que faz um grande “Cheff” é a dedicação extra e o compromisso de superação – são as competências aprendidas e trabalhadas.
A mesma regra serve para aqueles trabalhando em seu próprio negócio – não é o que você sabe, ou quem você é, quando começa seu negócio, mas sim o que você aprende e quem você se torna na caminhada. Na verdade, o dia que você decidir que não precisa mais trabalhar no seu desenvolvimento, é o dia que você começará a ver seu negócio se esvaziar de energia e vida.
O Autodesenvolvimento é necessário
O autodesenvolvimento leva tempo e exige um trabalho diário durante toda a vida profissional. É na consistência e força de vontade de trabalhar nas suas áreas “fracas” que fará toda a diferença no seu pequeno negócio ou no seu trabalho autônomo.
O autodesenvolvimento tem a ver com melhorias na sua pessoa. É uma determinação em se tornar o melhor que você pode em todas as áreas, não somente na sua vida de negócios, mas também na sua vida pessoal.
Vale lembrar que existem várias formas de se autodesenvolver, e cabe a cada um encontrar as formas que mais funcionam para si.
5 dicas que vão fazer toda diferença no seu autodesenvolvimento:
- Procure fazer aquilo que você não gosta antes de qualquer outra coisa. Você verá que o resto do dia ganha nova dinâmica e você terá maior satisfação.
- Leia diariamente livros que te inspiram e abra seus horizontes.
- Faça questão de passar o maior tempo possível cara a cara com pessoas positivas – só as redes sociais não adiantam!
- Fique longe de resmungões, pessoas negativas, pessoas acomodadas ou complacentes e pessoas que queiram que você fique na mesma. Você já tentou cozinhar com pessoas “reclamonas” que põe defeito em tudo quanto é sabor?
- Procure sabedoria em qualquer poder maior que você acredite. Eu particularmente procuro as receitas da minha mãe para cozinhar!
Aprender e melhorar sempre é mais que um prazer, é uma missão.
O que te inspira a melhorar? Compartilhe sua história!
Leia também:
Segredos para crescer sua empresa de serviços