Segredos para crescer sua empresa de serviços

 

Empresa de Serviços

Como crescer uma empresa de serviços.

Crescer uma empresa de serviços e ganhar escala de produção é um desafio particular. O crescimento envolve a contratação de muitas pessoas, gestão de relacionamento com clientes diferentes, riscos de sazonalidade e outros fatores geradores de stress para o empreendedor.

Em um artigo recentemente publicado na FORBES.COM, a jornalista Elaine Pofeldt relata as dicas dos fundadores da WP Curve, uma empresa de serviços de internet com alta taxa de crescimento, para os empreendedores que desejam crescer seus negócios em serviços.

Não importa se você presta serviços de internet ou de arquitetura, engenharia, mecânica ou qualquer outro. Essas dicas são válidas pra você também que quer saber como crescer seu escritório de arquitetura ou de engenharia.

Veja abaixo a tradução adaptada das dicas dos empreendedores da WP Curve, Alex McClafferty e Dan Norris.

Detalhe o escopo dos serviços. A melhor forma de construir o bom relacionamento com os clientes é entender e definir quais serviços devem ser oferecidos e quais devem ser evitados – uma atividade que muitos profissionais/empreendedores têm dificuldade para acertar.

Certifique-se que seu cliente entenda o que você está vendendo, colocando tudo detalhado e por escrito. Escreva os detalhes do que você faz e do que você não faz. Tente ser preciso também em relação ao tempo que irá levar para concluir o trabalho.

Evite o vício do sim. Todos nós sabemos como é fácil ceder ao pedido do cliente pra que nós façamos uma “coisinha” meio fora do roteiro. É natural querer agrada-los ou absorver mais uma venda ocasional, mas isso pode se tornar uma grande distração. Foquem no que vocês fazem. Não se esqueça de que muitas vezes você terá que abrir mão de uma receita momentânea para focar e desenvolver o seu negócio principal.

Defina horários para atender telefonemas de clientes. Alguns clientes demandam atendimento randômico, solicitando sua atenção a qualquer hora do dia. Se você precisa atender as ligações de clientes, crie um horário específico para isso e mantenha o hábito. Atenda bem seu cliente, mas não se intimide em definir as regras deste atendimento. Caso o cliente não aceite suas regras, uma opção é sugerir que procure um serviço mais adequado em outro lugar.

Entropia. Para cada atividade ou esforço que você repete mais de uma vez, crie um processo. Seu negócio só é escalável (passível de crescimento) se tiver sistemas e processos adequados. Então, dedique atenção real para rever e desenhar o passo a passo do seu negócio. Crie processos para recrutamento e seleção, desenvolvimento de projetos, administração de obras, etc.

Não bata cabeças. É comum encontrar sociedades em empresas de serviços. Se esse for seu caso, defina claramente a função e responsabilidades de cada sócio para evitar conflitos. Você pode adotar uma tática, estilo “Batman e Robin”, alternando a liderança em cada projeto, ou focar em áreas de atuação diferentes, enquanto um desenvolve o networking e relacionamentos comerciais o outro cuida da produção. Veja também o ebook acordo societário.

Isolamento. Trabalhar a distância ou em home-office é muito legal, mas sentar sozinho em frente a um computador pode se tornar algo muito solitário depois de um tempo, mesmo que você tecle com seus colegas online. Mantenha-se social, a inspiração para crescer pode estar a somente um cafezinho de distância.

Compartilhe sua experiência e Bons Negócios!

Por Joaquim Alvarenga Neto

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