Marcenaria, arquitetura, design e identidade
Já conhece os diferenciais de uma boa marcenaria? A marcenaria agrega grande valor aos projetos de arquitetura e design de interiores e proporciona grande identidade aos ambientes. E ainda pode ser um aliado nos negócios.
O trabalho do marceneiro é uma das profissões mais antigas do mundo. Antes conhecido como “carpinteiro”, hoje, devido aos avanços na execução do trabalho e domínio das técnicas específicas para trabalho na madeira, foi nomeado como marceneiro.
A arte da marcenaria exige o domínio das técnicas, criatividade, paciência e delicadeza, pois transforma a matéria prima, madeira e suas variações, em objetos de utilidade e que ainda podem funcionar como peças para decorar ambientes.
As matérias primas utilizadas por marceneiros são principalmente laminados industrializados, como o compensado, o aglomerado, o MDF, a fórmica, as folhas de madeira, etc.
Aliado no negócio – Projetos de arquitetura, design e marcenaria
Os marceneiros e/ou empresas de marcenaria são parceiros dos arquitetos e designers de interiores em seus projetos. O trabalho customizado a necessidade e ao estilo do cliente, ajuda o arquiteto a personalizar o ambiente com mais flexibilidade aproveitando os espaços disponíveis do imóvel e criando um projeto único gerando um diferencial ao seu negócio.
A flexibilidade da marcenaria possibilita ao arquiteto utilizar estes serviços nos amplos ambientes e projetos que executa, desde ambientes residenciais até jardins, mezaninos e pergolados.
Diferencias dos projetos de marcenaria que geram valor ao cliente
1. O acabamento – muitas vezes é melhor que o da loja, pois se trata de um trabalho mais próximo do “artesanal”.
2. Verificação do trabalho antes da contratação – o arquiteto poderá ter acesso aos projetos do marceneiro em outros clientes podendo assim verificar a qualidade, pontualidade dentre outros fatores do trabalho entregue.
3. Melhores condições comerciais e poder de barganha – o desenvolvimento de parceria com profissionais de marcenaria é mais flexível comparado a empresas que trabalham com pré-fabricado
4. Flexibilidade na execução de projetos – o arquiteto/designer de interiores terá mais flexibilidade para escolher tamanhos, acabamentos, detalhes especiais, cores etc.
5. Alta durabilidade – normalmente os projetos de marcenaria tem uma durabilidade maior que os pré-fabricados ou comprados em lojas.
6. Melhor custo – Um projeto feito por um marceneiro pode ser 30% a 50% mais barato comparado aos mobiliários oferecidos em lojas especializadas, pois envolve menos custos de ponto de venda e vendedores.
Vantagens de fazer projetos de marcenaria sob medida.
1.Valorização do espaço – É possível valorizar cada espaço do cômodo ao optar por móveis sob medida, já que essa opção se adequa as dimensões do espaço.
2. Ambiente com a sua cara – ao fazer um móvel sob medida com um marceneiro, você tem a oportunidade de escolher cada detalhe, matéria prima, textura, cor, forma, tamanho, divisões dando ao móvel uma personalidade sua.
3. Móveis com maior durabilidade – Ao ter a possibilidade de escolher o material do seu móvel e um bom marceneiro para orientar na escolha, acaba resultando em um material de maior durabilidade, podendo fazer uso do móvel durante muitos anos.
4. Organizado de acordo com as necessidades – Mais uma vantagem dos móveis planejados é escolher as divisões, prateleiras, espaços de acordo com as suas necessidades. O móvel se adequa não só ao ambiente, mas para o que você quer usá-lo.
Gostou? Compartilhe!
Por Erica Tavares
Leia também:
Curso de projeto de marcenaria para arquitetos e designers de interiores
Cursos que agregam diferencial para profissionais da arquitetura e design