Arquitetura, Engenharia e Interiores
Gestão da Qualidade em Pequenos e Médios Escritórios
Curso de gestão da qualidade de projetos de arquitetura, engenharia e design.
“O curso de gestão da qualidade de projetos de arquitetura, engenharia e design é um curso para profissionais que desejam crescer seus negócios e garantir a qualidade de seus projetos”
Introdução
Você sabia que, segundo os especialistas, a principal diferença entre os pequenos e grandes escritórios de Arquitetura, Engenharia Consultiva ou Design está na organização?
Pois é verdade, a diferença vai além da informalidade, do quadro de funcionários ou do volume e tamanho dos projetos.
A “Organização” se refere às estruturas formais de planejamento e gestão que terão efeitos diretos e indiretos na QUALIDADE DOS PROJETOS produzidos pelo escritório e, consequentemente, no sucesso deste no mercado.
Apesar de parecer óbvio, o mercado brasileiro carece de escritórios com essa visão, que acabam sofrendo com os problemas da falta de gestão como, por exemplo, retrabalhos constantes, mudanças desnecessárias em projetos; incompatibilidades de diversas ordens; problemas com prazos de entrega, prejuízos financeiros e, sobretudo, dificuldades com o crescimento do negócio.
Para suprir essa carência e auxiliar os Arquitetos, Engenheiros e Designers de Interiores que vivem o crescimento do seu escritório e que precisam ampliar suas equipes de trabalho, organizar a produção e manter ou melhorar a qualidade em seus projetos, é que desenvolvemos o curso “Gestão da Qualidade em Pequenos e Médios Escritórios de Projetos”.
O curso apresenta uma oportunidade única para os profissionais das diferentes, e complementares, especialidades desenvolverem uma visão conjunta sobre o processo de criação, desenvolvimento e qualidade de projetos e, assim, vencerem os desafios do crescimento.
O curso utiliza os conceitos desenvolvidos pelo PMI/PMBOK sobre gerenciamento de projetos adaptados a realidade dos pequenos e médios escritórios de Arquitetura, Engenharia Consultiva e Design de Interiores – sendo um curso prático, descomplicado e com uso de técnicas, exercícios e dinâmicas aplicadas ao dia a dia dos profissionais.
Além da aprendizagem, o curso também proporciona um networking de alto nível, e a criação de parcerias entre profissionais de áreas complementares.
Um curso bastante útil para todos os profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou crescer suas atividades.
Programa do Curso: 8 horas
Público-alvo
Arquitetos, Designers de Interiores e Engenheiros de diferentes especialidades responsáveis pelo gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e crescimento dos negócios em escritórios de serviços.
Objetivos
- Ajudar o profissional a reduzir custos de produção, melhorar a produtividade das equipes e crescer seu escritório garantindo a qualidade em seus projetos;
- Promover a melhoria contínua no desenvolvimento de projetos para aumentar a satisfação dos clientes e ampliar a participação do escritório no mercado;
- Formar uma visão interdisciplinar sobre gestão de projetos para que haja a integração entre as equipes envolvidas desde o projeto de arquitetura e complementares até a implantação da obra e entrega ao cliente.
Conteúdo Programático
- Introdução à gestão de projetos
- Tendências na gestão de projetos na construção civil
- Programas de gestão da qualidade
- Gerenciamento de projetos segundo o PMI/PMBOK
- Metodologia aplicada aos pequenos e médios escritórios
- Processos de produção, fluxogramas e formação de equipes
- Compatibilização de projetos
- Comunicação e documentação em projetos
- Planejamento e controle orçamentário de projetos
- Produção de manuais e checklists customizados para gestão da qualidade de projetos nos escritórios
Metodologia
- Aulas expositivas com áudio visual
- Análise de casos
- Dinâmica de grupo
- Apostila e material exclusivo
- Apoio por e-mail
Facilitador
Professor Joaquim Alvarenga Neto: Engenheiro, Master of Business Administration (MBA), magna cum lauda, pelo BABSON COLLEGE, USA. Fundador da ALVARENGA NETO Consultoria e Diretor do Grupo Alvarenga Neto. Especialista em empreendedorismo, gestão de negócios e planejamento estratégico com mais de 20 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte no Brasil e no exterior. Consultor, atuante em projetos de gestão estratégica, finanças e novos negócios. Docente em cursos de empreendedorismo, gestão empresarial e finanças para arquitetos, engenheiros e outros profissionais atuantes no mercado da construção civil. É professor no Instituto YCON de Formação Continuada desde 2007 e ministra cursos em parceria com o IAB, SENAC, SINDUSCON, e outras entidades. Consultor credenciado do SEBRAE NACIONAL nas áreas de empreendedorismo, finanças e planejamento empresarial.
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