Curso: Acessibilidade no Paisagismo

Carregando Eventos

« Todos Eventos


06/07
08:00 às 17:00

Curso: Acessibilidade no Paisagismo

SÃO PAULO/SP - Academia Alvarenga Neto – Un. Tatuapé
Rua Martim Soares, 219


Confira abaixo a programação do “curso de acessibilidade no paisagismo” e ao lado as informações para inscrição:

Dias e horários: 

Dia 06 de Julho das 09:00 as 18:00 horas

Carga Horária Total: 08 horas

VAGAS LIMITADAS: APENAS 10 ALUNOS POR TURMA!

Valores, à vista, com desconto para inscrições antecipadas:

Até dia 25 de junho: .………………R$ 530,00

Projeto Paisagístico para todos. Como aplicar a acessibilidade e o Desenho Universal em projetos paisagísticos

Curso atualizado para NBR 9050:2015 (Acessibilidade) e NBR 16537:2016 (Sinalização tátil de piso)

Resumo:
A acessibilidade e o Desenho Universal, além de ser obrigatório por lei, é sinônimo de autonomia e segurança para todos. São atributos que todo profissional do ambiente construído deve incorporar aos seus projetos.

Além disto, os espaços criados por paisagistas devem ser atrativos para todos. Será que este objetivo é atingido quando se trata do público com deficiência e mobilidade reduzida? Áreas de lazer, pisos escolhidos, desníveis, espécies vegetais trazem recursos para todos e despertam os diversos sentidos?

A acessibilidade e o Desenho Universal são conquistas de todos. Adquirir este conhecimento só trará mais qualidade ao seus projetos paisagísticos, seja para espaços comerciais, residenciais ou públicos.

Porque este curso é importante:

A aplicação correta da acessibilidade e do Desenho Universal é responsabilidade do profissional e garante o direito de ir e vir de todos. A compreensão por parte do profissional é essencial para termos espaços que efetivamente atendam à diversidade humana.

Objetivo do curso:

O curso tem como objetivo preparar os profissionais das áreas de projetos paisagísticos públicos ou privados sobre a realização de projetos observando as leis e normas de acessibilidade. Neste treinamento o aluno receberá uma introdução sobre as normas e leis de acessibilidade e será orientado para os pontos mais relevantes da concepção de projetos para apresentar as condições de acessibilidade à todos.

relogio iconCarga Horária: 8 horas

 

ana master iconPúblico alvo: Paisagistas, Arquitetos e Urbanistas; Engenheiros; Tecnólogos; Designers e Designers de Interiores; Demais áreas do paisagismo; Profissionais ligados às administrações publicas – Federais, Estaduais e Municipais.

 

conteudo iconConteúdo Programático:

 

  • Introdução: neste módulo o participante terá o primeiro contato com os principais conceitos que norteiam o tema, como Acessibilidade e Desenho Universal.
  • Base legal: apresentação das principais leis e normas sobre o tema.
  • Parâmetros técnicos: entendendo a norma técnica nos itens relevantes para projetos paisagísticos: dimensionamento, circulação, calçada, pisos, vegetação, piso tátil, piscina, churrasqueira, quadras etc.
  • Diretrizes de projeto: entendendo quais diretrizes podemos construir para aplicar em projetos efetivos e que dialogam com a mobilidade das pessoas com deficiência.
  • Exercício: avaliação de projetos paisagísticos trazidos pelos alunos e/ou fornecidos pela professora. Desenvolvimento em sala uma proposta para um empreendimento residencial.

Temas abordados:

  • Conceito de Desenho Universal;
  • Quem são as pessoas com deficiência;
  • Conhecendo as legislações e normas;
  • Revestimentos e pisos;
  • Vegetação;
  • Calçada;
  • Circulação;
  • Piso tátil e mapa tátil;
  • Áreas de lazer: piscina, Churrasqueira, playground, quadra etc.
  • Exercício projetual.

Metodologia:

Exposição dialogada áudio/visual a e exercício projetual.

Facilitadora:

Profa. Ma. Elisa Prado. Arquiteta e Urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos pela POLI-USP, e Mestra pela FAUUSP com o tema “Acessibilidade nos bens culturais imóveis”. De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Professora do Instituto Mauá no curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Diversidade e Inclusão. Representante do Instituto de Arquitetos de Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade, seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. Principais clientes: Odebrecht, Tecnisa, Rossi, Eztec, Tarjab, Hochtief do Brasil, Esser. Obras de destaque: Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Museu da Língua Portuguesa, Edifício comercial da BR Petrobrás, Edifício comercial da L´Óreal Brasil, EZ Mark e Ez Towers, Plaza Shopping Jacareí, Expansão do Mooca Plaza Shopping, Expansão do Tamboree Shopping e diversos empreendimentos residenciais.





Curso de acessibilidade no paisagismo; desenho universal aplicado ao paisagismo; curso de paisagismo; acessibilidade aplicada ao paisagismo; paisagismo inclusivo; paisagismo para todos
Inscreva-se

Informações de Inscrição


  • Valor à vista: R$590,00
  • Descontos:
      • Valores podem ser divididos em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito.
      • 5% de desconto: para inscrições de grupo de duas ou mais pessoas.
      • 10% de desconto para estudantes.

    Os descontos não são cumulativos. Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas. Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso. Solicite um orçamento.

  • Incluso no valor da inscrição:
    1. Material didático completo;
    2. Serviço de coffee-breaks;
    3. Certificado.
  • Formas de pagamento:
    1. Depósito Bancário;
    2. Cheque;
    3. Cartão de Crédito. Diferentes bandeiras via PagSeguro
  • Procedimento de inscrição:
    1. Clique abaixo no botão escrito “Inscreva-se”;
    2. Preencha o formulário de pré-inscrição on-line;
    3. Aguarde nosso e-mail de confirmação com as instruções de pagamento.

Mais informações

Inscreva-se

Ver no Google Maps