Clique e ouça o artigo no player:
Controle financeiro em escritórios de serviços
“Aproveite o período de final de ano para avaliar os resultados do seu negócio e planejar para o ano seguinte.”
Com a chegada do fim de ano muitas empresas e escritórios de arquitetura, paisagismo e design de interiores estão correndo para entregar seus produtos e serviços dentro do prazo para as festas. Outros muitos já começam a sentir o desaquecimento sazonal dos negócios.
Nesse período, entre dezembro e fevereiro, alguns ramos de atividade como na indústria de bens de consumo, ou escritórios de serviços na construção civil, passam por um período de desaquecimento do volume de trabalho. Muitos de seus clientes, principalmente consumidores finais, deixam para voltar a comprar só depois do carnaval.
Oportunidade para avaliar
Nessa época de baixa nos negócios abre-se uma oportunidade para os gestores avaliarem o desempenho do negócio no ano anterior. O que deu certo? O que deu errado? Qual foi o faturamento? Qual foi o lucro? Nossos clientes ficaram satisfeitos? O negócio cresceu? O que podemos melhorar?
Responder tais questões pode ser uma tarefa fácil, se a empresa possuir todas as informações disponíveis para análise, ou difícil, para aqueles sem rotinas administrativas e bancos de dados funcionais.
Organização de dados
A coleta e organização de dados financeiros, como receitas e despesas, ou operacionais, como horas trabalhadas, ou de marketing como número e perfil de clientes, é fundamental para ter-se uma ideia do que está acontecendo no seu negócio. E é a partir dessa coleta sistêmica de dados, ou seja, da controladoria, que se pode planejar as melhorias necessárias para sua empresa. É preciso ter controle gerencial e controle financeiro do seu negócio.
Sem esses dados não é possível analisar com frieza o que aconteceu durante o ano e também planejar ações futuras. Afinal, um dos conceitos básicos da administração diz que “não se pode administrar o que não se pode medir”.
Se você sente dificuldades para acessar essas informações no seu negócio, aqui vão 5 dicas para mudar essa situação:
- Implante metodologias de contabilidade gerencial e controladoria; (Veja também: Orçamento e Lucro de Projetos)
- Organize os dados da empresa por área funcional: financeira, marketing, operações, RH;
- Crie bancos de dados compreensíveis e de fácil recuperação. Ex.: cadastro de clientes, fornecedores, contas a pagar, a receber, horas trabalhadas por projetos, custo direto de cada produto, etc.;
- Crie rotinas administrativasque permitam a atualização fiel e constante dos dados;
- Monitore os dados periodicamente e compare com o que foi planejado.
Essas ações trarão maior controle sobre o que está acontecendo e sobre o futuro do seu negócio, aumentando significativamente suas chances de competir no mercado.
Por Joaquim Alvarenga Neto
Leia também:
Caminhos para o sucesso numa sociedade empresarial
A fórmula do sucesso, riqueza e transformação – ela existe mesmo?
Saber administrar o escritório é fator de sucesso na Arquitetura, Engenharia e Design