Cocriação na Arquitetura e no Design de Interiores
Você está aproveitando ao máximo a criatividade da sua equipe?
Todos os dias sou submetida espontaneamente à prática da cocriação. Posso realizar diversas tarefas aparentemente solitárias, mas que se analisadas sob o ponto de vista da cocriação, o que chamei de ação solitária não passa de uma ilusão – o estar sozinho é humanamente impossível!
Quando me dou conta de que a realização de um projeto depende da interação de várias ações que, juntas, buscam atender a um objetivo; e que essas ações, por vezes, podem ser sutis e subjetivas, trago para consciência o fazer cocriativo e posso utiliza-lo e desfrutar de seus benefícios.
Partindo do princípio de que na natureza tudo é fruto de cocriação, surge uma inquietante questão: “Por que encontro dificuldade em criar junto com o outro?”
As particularidades e as individualidades muitas vezes impedem o compartilhamento de ideias e sugestões. A oportunidade de somar conhecimento é desperdiçada. Por mais que eu demonstre generosidade e atitude democrática, o desejo primordial é de ver realizado o que concebi, imaginei e projetei.
Como conceber algo estando esvaziado de expectativas? Como criar a partir do debate, da coletividade e da diversidade? São palavras que surgem no discurso, na retórica, mas que dificilmente as encontramos na prática.
Por isso, compartilho com vocês algumas técnicas que ajudam a fazer da cocriação uma atividade prática e real. As técnicas de improvisação teatral são excelentes treinos cocriativos, aplicáveis às diferentes áreas da vida e do trabalho. Posso treinar a mente, a imaginação, o corpo, a emoção, considerando a expressão e a comunicação de vários indivíduos que tenham um objetivo comum: o de apresentar um resultado, onde parte do planejamento envolve a participação inesperada do outro e onde todos possam se ver representados no resultado.
Assim também acontece na criação arquitetônica, na criação de ambientes, formas, e design. São muitos os coautores e, entre todos eles, cada um pode encontrar-se representado e, diga-se de passagem, BEM representado.
Para ajudar nesta tarefa de desenvolvimento de equipes criativas, o Workshop de Cocriação na Arquitetura e Design de Interiores oferece uma ótima oportunidade de afinar discurso e prática, de exercitar a criatividade e expandir o potencial criativo dando espaço para a troca, a inspiração e a experimentação.
Nas relações profissionais, seja na relação com o cliente, com a equipe, com as lideranças, com o mercado, com os fornecedores; o aperfeiçoamento da Cocriação na Arquitetura e no Design pode diminuir consideravelmente as frustrações, as perdas e os danos, pois o senso de responsabilidade e o comprometimento aumentam quando sou convidado a participar, colaborar e contribuir, e quando por último, me reconheço no resultado alcançado.
Participe do workshop, traga sua equipe, e realize grandes projetos!
Por Adriana Azenha
Escreva para [email protected]