Saber administrar é fator de sucesso na Arquitetura e Engenharia

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Saber administrar e fator de sucessoGestão de escritórios de arquitetura e engenharia e ganho de resultados. 

A competitividade no setor de serviços de Arquitetura e Engenharia têm exigido uma nova postura profissional. Mais do que competência técnica, os grandes desafios para um Arquiteto ou Engenheiro empreendedor estão relacionados a capacidade de gerenciar seu escritório.

Recém-formados ou veteranos, os profissionais empreendedores precisam repensar seu aprendizado, incorporando cursos e treinamentos em empreendedorismo e gestão como condição essencial para alcançar o sucesso nos negócios.

No entanto, é comum observarmos Arquitetos e Engenheiros focando sua trajetória apenas no desenvolvimento de competências técnicas, na ilusão de que se tornarão reconhecidos apenas por terem profundo conhecimento naquilo que fazem tecnicamente.

Mas como dito anteriormente, percebemos que o sucesso não depende apenas deste aspecto. A falta de conhecimento na área de empreendedorismo, marketing, finanças, gestão de pessoas, negligenciada por muitos, pode comprometer as chances de sucesso destes profissionais.

A seguir, veja algumas situações onde o conhecimento sobre gestão pode ajudar no seu desempenho profissional e empresarial:

Profissionais malabaristas ou bombeiros

Por acaso você conhece algum profissional que trabalha dez, doze e até quatorze horas por dia? Que vive cheio de tarefas, almoça sempre correndo e não tem tempo para dedicar atenção especial aos seus melhores clientes? Não tem tempo para o que é essencial?

Este é o profissional “malabarista”, ou “bombeiro”, como quiser chamar. “Trabalha mais do que deve, ganha menos do que pode”.

Esse modelo improvisado e amador de administrar atividades, conquistar clientes, ou motivar equipes, não é suficiente se o profissional busca o alto desempenho. Viver como “bombeiro”, apagando incêndios, é muito ineficaz.

Mas sua atuação profissional não precisa ser assim. É perfeitamente possível qualquer profissional, recém formado ou não, quebrar este círculo vicioso e começar a mudar seu estilo amador de gerenciar. Basta se dedicar ao aprendizado da gestão.

A gerência eficaz

Peter Drucker, guru da administração moderna, apresenta uma interessante definição de gerência eficaz, em contraposição à gerência eficiente.

Segundo sua definição, “gerente eficaz” é aquele que realiza sempre as ações essenciais para a organização, e o “gerente eficiente” seria aquele que procura realizar ações de forma bem feita, independentes de serem essenciais ou não.

Drucker mostra que as organizações precisam mais dos gerentes eficazes, pois estes são responsáveis por levar estas organizações na direção de seus objetivos maiores.

Veja 5 dicas eficazes para você se tornar um grande profissional/gestor:

  1. Adquira conhecimentos em empreendedorismo, gestão e marketing pessoal;
  2. Invista em formação técnica de acordo com as tendências de mercado e sua especialidade;
  3. Invista em informática e atualização do escritório;
  4. Contrate profissionais capacitados para complementar sua equipe;
  5. Desenvolva competências comportamentais e liderança

Assim, você terá três vantagens fundamentais em relação a outros profissionais da área: mais tempo; uma carreira gerenciada para o sucesso; e um escritório profissional e lucrativo.

Por Joaquim Alvarenga Neto – especialista em gestão no segmento da arquitetura e engenharia na Alvarenga Neto Consultoria.

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