Alvarenga Neto Consultoria

Onde estão as grandes oportunidades para escritórios de projetos na construção civil?

Clique e ouça o artigo no player:

https://alvarenganeto.com.br/wp-content/uploads/2010/12/oportunidades-2013.mp3?_=1

 

Oportunidades na construção civil

O objetivo deste texto é oferecer um panorama sobre o atual momento e as oportunidades que se apresentam para os próximos anos na construção civil – principalmente àquelas ligadas a prestação de serviços profissionais, tais como elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia.

Como é de conhecimento geral, o setor da Construção Civil atravessa um momento de crescimento acelerado, com grande expectativa de continuidade devido aos planos para a redução do déficit habitacional nacional, os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC), o aumento de linhas de financiamento; redução de impostos; e captação de investimentos privados.

Um estudo da FGV revela que entre 2009 a 2022 o PIB da construção irá crescer a uma taxa de 6,1% ao ano, e sua participação no PIB nacional passará de 8,3% em 2009 para 9,5% em 2022.

Esse crescimento está gerando oportunidades em todos os elos da cadeia produtiva. Mas as maiores oportunidades estão ligadas ao atendimento das prioridades geradas pelos programas de fomento do crescimento econômico promovido pelos governos.

Nesse contexto observam-se as oportunidades ligadas à construção da infraestrutura nacional, ao crescimento e industrialização regionais, à redução do déficit habitacional; e ao aumento da produtividade na cadeia.

Segundo publicado no Construbusines (Congresso da Construção 2010), até 2022 os investimentos em infraestrutura deverão acumular mais de R$ 2 trilhões. A tabela abaixo detalha os investimentos previstos em cada segmento.

Tabela 1 – Investimentos em Infraestrutura até 2022

Petróleo e gás será o grande destaque recebendo aportes na ordem de 955 bilhões de reais. Esses investimentos serão aplicados diretamente na exploração, bem como no desenvolvimento regional das localidades em que estão inseridos os projetos, gerando conseqüentemente investimentos privados para atender demandas industriais, comerciais e habitacionais.

As cidades de Caraguatatuba, Santos e São Sebastião em São Paulo apresentam grandes oportunidades nesse sentido, assim como outras contempladas por esses investimentos, como Pernambuco que será sede de refinaria.

Grandes oportunidades para escritórios de projetos despontam no setor privado, comercial e industrial, que investira no aumento de sua capacidade produtiva e na construção e revitalização de prédios, shopping centers, fábricas e complexos industriais – principalmente nas regiões fomentadas pelo PAC e pelas obras da copa e olimpíadas; e em segmentos econômicos em crescimento, como o Agribusiness, Siderurgia e Turismo.

Em relação a obras para redução do déficit habitacional, a região nordeste é a que reúne maior número de atrativos: segundo maior déficit habitacional e segundo maior volume de investimentos previstos no PAC. Além de apresentar grande carência de empresas locais, criando oportunidades para expansão de escritórios e empresas da região sul e sudeste nessas regiões.

Outra oportunidade se apresenta na solução de problemas de eficiência produtiva na cadeia da construção, pois esta é um dos grandes entraves para o crescimento do setor.

Um estudo da FGV-Sinduscon aponta que a construção civil já atinge índices de pleno emprego, e que para acompanhar o crescimento previsto, a cadeia da construção civil deve ter ganho de produtividade da força de trabalho de 3% ao ano. As grandes oportunidades relacionadas estão para empresas e projetos que ofereçam novas tecnologias e métodos construtivos mais eficientes.

Sair da versão mobile