Alvarenga Neto Consultoria

Como desenvolver uma liderança eficaz

Ouça o artigo no player:

https://alvarenganeto.com.br/wp-content/uploads/2014/02/pilares-da-lideranca-site.mp3?_=1

 

Liderança Eficaz. Liderança para empreendedor. Liderança para arquitetura. Liderança para engenharia.

O tema “Liderança” está sempre em evolução, e conceitos de como ser um líder eficaz mudaram muito nas últimas décadas.

Hoje, se fala muito em liderança compartilhada, aquela atribuída a cada indivíduo da equipe e não somente a uma pessoa – “o chefe”. Por isso, liderança é um assunto importante para todos os profissionais contemporâneos, sejam eles subordinados, executivos, empreendedores, ou autônomos.

Durante meus anos de experiência em diferentes contextos organizacionais, e de estudos na área de gestão, aprendi que alguns fatores podem ajudar os profissionais a definirem a melhor maneira de agir nas difíceis situações interpessoais do dia-a-dia, e tornarem-se líderes mais eficazes.

Não pretendendo esgotar o assunto, posso destacar três pontos da liderança eficaz – “os três pilares”: autoconhecimento; entendimento do outro (motivação); e visão.

Como três pontos definem um plano, esses três pilares são interdependentes, e um bom líder deverá desenvolver essas três áreas para ser eficaz.

O autoconhecimento é o ponto de partida. Conhecer a si próprio, seu estilo de liderança, e como você interage com os outros, é um processo de desenvolvimento muito importante – que pode ser feito através da auto-reflexão, psicanálise, ou testes de personalidade.

Isso o ajudará a se sintonizar com a sua realidade pessoal, e entender como poderá alavancar seus pontos fortes e também compensar suas fraquezas. Além disso, esse processo lhe trará maior controle para exercer papéis fora de sua zona de conforto.

Ser um líder eficaz significa também ser capaz de adaptar e mudar de tática de acordo com o ambiente e a tarefa à mão. Uma única maneira de agir torna o líder limitado. Se o líder não estiver consciente de seu próprio estilo, ele ou ela irá agir instintivamente e não será capaz de tomar uma decisão consciente em relação ao papel que deve exercer no momento.

Tome como exemplo uma pessoa inteligente que cresceu dentro de um lar de intelectuais, que sempre viveu em um ambiente democrático e consensual. Depois de se formar na faculdade, ele consegue um trabalho gerenciando trabalhadores em uma construção, e percebe que ninguém consegue chegar a um consenso a respeito do trabalho a ser feito. Para compensar a falta de decisão ele tenta arduamente incluir as pessoas no que está acontecendo, e tudo parece ter ficado mais confuso ainda.

Ele não está consciente da forma que interage com as pessoas, e por isso, não consegue entender como lidar com o problema. Depois de passar por um curso de desenvolvimento de liderança, ele foi capaz de dar um passo atrás e observar: “Eu notei que eu não podia ser eu mesmo naquele lugar. Eles estavam procurando alguém para dizer a eles o que fazer. Eles também não tinham conhecimento suficiente para tomarem decisões em grupo. Eu tive que entender eu mesmo para exercer um outro papel”.

O autoconhecimento também é importante porque ajuda as pessoas a descobrirem o que as fazem felizes. Daí, essa pode trabalhar conscientemente para alcançar e concretizar seus sonhos. Líderes felizes são líderes mais eficazes.

Entendimento do outro é outro ponto importante da liderança eficaz. Influenciar pessoas é uma arte de requinte, a qual se materializa somente quando se conhece um pouco melhor o outro ser humano.

Cohen, em seu livro “Influência sem Autoridade” questiona o princípio da “Lei Dourada” que diz: “Não faça aos outros o que não queres que façam a ti mesmo”. Ele diz que a base de relacionamentos e influência é a troca entre as partes, e que o princípio deveria ser reformulado para: “Faça aos outros, o que eles querem que você faça por eles”.

O que faz a uma pessoa comprometer-se com os objetivos de uma organização? O que a motiva? O que ela quer em troca? Como ela está se sentindo hoje? Por quê? Ao responder essas perguntas e oferecer aos outros o que eles querem, o líder assumirá uma posição de influência mais eficaz. Essa atitude é muito importante para formar equipes de alta performance e atrair e reter talentos para sua empresa.

Para aplicar esse princípio, o líder deve desenvolver alta competência em ouvir e se comunicar. A parte da escuta é a mais importante, desde que é através desta que se abrem as portas para o descobrimento das necessidades e anseios alheios. Não muito atrás, saber falar também é uma importante qualificação do líder – que precisa passar sua mensagem com clareza e entendimento para seu público.

A liderança eficaz requer uma comunicação direta, transparente, desligada emocionalmente, e paciente. Aproveito também para constatar que a inteligência emocional aumenta a eficácia na comunicação por ajudar o líder a entender melhor as pessoas e controlar suas próprias reações a influências de humor.

Por final, mas não menos importante, a Visão do líder é o óleo no sistema da liderança efetiva. Ela faz tudo funcionar mais macio. O líder deve comunicar uma visão tangível, alcançável, para os olhos daqueles que o seguem.

Isso define o papel do líder. Todas as competências acima mencionadas aplicadas a objetivos sem sentido podem muito bem acabar em “pizza”. Uma visão clara e com propósito é o que faz as pessoas darem o máximo de si. É o que faz as pessoas levantarem e enfrentarem as barreiras da vida com energia e dedicação. E é também o que faz com que as organizações alcancem o sucesso por várias gerações.

Por Joaquim Alvarenga Neto

COMENTE! QUAL O SEU MAIOR DESAFIO COMO LIDER?

Confira também o Curso Online Gestão de Pessoas na Construção Civil com o autor.

Sair da versão mobile