Alvarenga Neto Consultoria

A fórmula do sucesso, riqueza e transformação – ela existe mesmo?

A fórmula do sucesso profissional, riqueza e transformação, existe mesmo?

Você está navegando em suas redes sociais e de repente vê um post oferecendo um programa que promete o seu “sucesso” profissional em poucos passos, outro que jura aumentar suas vendas em 10 vezes da noite para o dia com sua “fórmula de alto impacto”, e outro que assegura através de depoimentos que seu treinamento de “campeões” transformou a vida de pessoas comuns ou fracassadas em apenas um mês.

Parece que as estratégias das igrejas de salvação, aliadas às estratégias “Polishop”, chegaram de vez ao mercado do conhecimento e educação profissional.

Essa abordagem “pop” do conhecimento não é coisa nova, mas com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet ela ganhou dimensões incríveis e virou febre. Neste tipo de abordagem o que vale é a propaganda, as palavras de impacto; as promessas de sucesso, dinheiro, transformação e pertencimento a um grupo elitizado; e as garantias de facilidade e pouco esforço.

A verdade é que não há sucesso sem esforço e que conhecimento, para fazer a diferença na vida de alguém, precisa ter qualidade. O trabalho e estudo sério, as instituições, os professores, as atitudes e o contexto são os ingredientes do sucesso e não a fórmula.

As ofertas mencionadas se apoiam na dinâmica do mundo cibernético onde o grande volume de informação leva as pessoas à superficialidade, entregando apenas dicas, conhecimentos populares e instruções sem respaldo cientifico e metodológico, em detrimento da qualidade de seus conteúdos e real eficácia.

O leitor há de convir que estas promessas são boas para quem vende, pois “aparentemente” tem gente comprando. Mas assim como os produtos do Polishop, que prometem fazer você obter uma barriga “tanquinho” sentado no seu sofá assistindo televisão, esses programas de sucesso e transformação não irão mudar sua vida.

Portanto, não permita que esses anúncios te provoquem ansiedade por você estar “fora” dele. Você não é bem sucedido porque alguém colocou o nome “sucesso” no seu currículo. Não permita que essas mensagens te coloquem a culpa por ser o único responsável por suas dificuldades financeiras. Pois, por mais que queiram fazer você acreditar, existe sim uma crise e ela não é sinônimo de oportunidade.

As oportunidades existem, mas para poder aproveita-las é preciso de ingredientes e não de fórmulas. Neste momento de transição algumas coisas dependem de fatores externos e outras dependem de você.  A calma, confiança, trabalho sério, busca pela qualidade de suas ações e pé no chão irão contribuir para o seu real desenvolvimento e para a transformação que você procura.

Diga não a ilusão!

Por Joaquim Alvarenga Neto

Sair da versão mobile