Facebook: O que você realmente vê no seu Feed

marketing digital; midia social; engajamento; facebook; marketing no facebook

Você já imaginou quanto conteúdo passa pelo Feed do Facebook diariamente? Mas saiba que não são todas as postagens dos seus amigos e das páginas que você curte que você vê. Isto acontece graças ao EdgeRank.

O EdgeRank é um algoritmo, ou seja, uma fórmula matemática que filtra o conteúdo que vemos na rede social.

É uma forma utilizada pelo Facebook para definir automaticamente o que é relevante ao usuário. Para conseguir definir estes critérios a rede social monitora todos os nossas ações, como:

– Link que clicamos

– Fotos que vemos e reagimos a elas

– Conteúdos que curtimos, compartilhamos, comentamos;

– Aplicativos que usamos

– Páginas que visitamos

– Pessoas com as quais nos relacionamos.

Enfim, tudo que fazemos no Facebook é monitorado pelo EdgeRank. As páginas e pessoas que mais interagimos são as que mais aparecem no Feed, isso se dá porque o Facebook quer lhe mostrar somente o que é mais relevante para você.

O EdgeRank leva em consideração três elementos para elaboração da formula matemática: afinidade, peso e tempo, que significam:

Afinidade: afinidade entre o criador e o consumidor do conteúdo – quanto maior interação maior afinidade

Peso: peso da interação (comentar, curtir, marcar, compartilhar) – uma curtida tem uma pontuação menor que um compartilhamento por exemplo.

Tempo: tempo da publicação- quanto mais antiga a publicação menor o valor dado ao engajamento com ela.

Desta forma, o EdgeRank conta pontos a partir de cada interação. O Facebook não revela quais os valores de cada interação para evitar que seja manipulado.

Na perspectiva empresarial, o EdgeRank garante um melhor posicionamento as empresas que postam conteúdos que geram engajamento, curtidas, compartilhadas e interações. Ou seja, quantas pessoas verão seu conteúdo é diretamente relacionado ao volume de engajamento que você consegue gerar. E para conseguir gerar engajamento o conteúdo e a periodicidade das postagens são fundamentais.

Acredito que depois destes esclarecimentos você percebeu o quanto é importante e essencial gerar conteúdo de qualidade em sua Fanpage. Então, inspire-se e mãos a obra!

Por: Erica Tavares


Por favor, espere...

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.
Scroll Up