Escolhas na carreira e 10 passos para tornar-se um arquiteto de sucesso

10 passos para o sucesso

curso de gestão de carreira na arquitetura

Escolhas na carreira e 10 passos para tornar-se um arquiteto de sucesso

Pensando nas escolhas da carreira e no sucesso que todo profissional de arquitetura almeja, a Alvarenga Neto Academy (ANA) disponibiliza o artigo: Escolhas na carreira e 10 passos para tornar-se um arquiteto de sucesso.

Áreas da Arquitetura

Você está cursando arquitetura, vai se formar, ou até mesmo já se formou? E parece que um assunto, de fundamental importância, ainda não foi bem esclarecido – qual o melhor caminho profissional a seguir?

Responder essa questão pode até parecer fácil, mas não é. A princípio, as escolhas profissionais do arquiteto giram em torno das áreas de conhecimento e o arquiteto pode escolher entre áreas diversas, como: urbanismo, arquitetura residencial ou comercial, arquitetura de interiores, administração de obras, áreas especializadas como iluminação, sustentabilidade, dentre outras.

Mas existe outra esfera de escolha que também deve ser considerada no direcionamento da carreira de arquiteto – a esfera relativa à forma ou onde e como o profissional irá exercer o seu conhecimento. Neste sentido, também existe uma gama de opções. O arquiteto pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas, faculdades e também com o seu próprio negócio.

Para ter sucesso na carreira de arquiteto, não basta apenas escolher uma área promissora ou de grandes rendimentos. É preciso ter o perfil adequado para aquela área de atuação.

Por exemplo, o empreendedorismo na arquitetura é uma opção de carreira. Para ter sucesso como arquiteto empreendedor, é preciso ter um perfil específico.  Neste caso, além de desempenhar a função de arquiteto, o profissional também deverá demonstrar conhecimentos e habilidades comerciais e gerenciais para ser bem sucedido (veja também: saber administrar é fator de sucesso na arquitetura). Outra opção é a carreira acadêmica, onde o sucesso está ligado a habilidades de pesquisa, produção de conhecimento, inovação e ensino.

10 Passos para tornar-se um arquiteto de sucesso

Todo profissional que passa anos estudando almeja obter sucesso em sua carreira. Mas o mundo da arquitetura não é fácil, o mercado de trabalho a cada dia exige mais conhecimentos dos profissionais de arquitetura e somente o curso de arquitetura não supri mais todas as necessidades de uma vaga. Mas ser um arquiteto de sucesso talvez não seja tão difícil.

Quer saber um segredo? Todos almejam o sucesso, mas poucos lutam até o fim por ele. Agora que você já tem essa informação valiosa, leia os 10 passos para ser um arquiteto de sucesso:

 Você precisa saber em qual setor da arquitetura você quer atuar. Uma das vantagens dessa profissão são as inúmeras áreas de desenvolvimento (algumas já foram citadas acima). Saiba explorar.

Faça uma boa pesquisa sobre as áreas que têm mais carência no mercado de trabalho, as que estão mais em alta, as que pagam mais, as que exigem mais conhecimentos e pesquise dobrado a que você mais se identifica. Você precisa conhecer cada detalhe da área que você pretende seguir.

Após tomar a difícil decisão de qual área você quer atuar, é começar a estudar para se tornar o melhor profissional dessa área. Como já deve ter percebido, o diploma de arquitetura é requisito básico só para ser chamado para participar da entrevista de emprego.

Faça uma pesquisa dos conhecimentos que o mercado de trabalho mais exige dos profissionais dessa área e pesquise todos os cursos que abordem esses conhecimentos. (Veja aqui alguns cursos para arquitetos que muitas vezes são um diferencial na entrevista).

Essa dica é muito importante para os profissionais que querem estudar mais, mas precisam controlar o orçamento: Faça uma lista de todos os cursos que vão enriquecer o seu profissional. Tente fechar todos na mesma escola (ou pelo menos três), assim, você pode negociar e conseguir um bom desconto ou até um curso de brinde. Estudar no Brasil é caro, por isso poucos profissionais conseguem o diferencial que precisam. Mas se você quer obter sucesso na sua carreira, precisa ter o que os outros não têm.

Depois de estudar a fundo a área que você quer atuar e fazer os cursos para dominar os conhecimentos que o mercado de trabalho exige, desenvolva um projeto seu. Invista tempo e muito conhecimento, peça ajuda de outros profissionais com vasta experiência na área se necessário. Desenvolva um projeto impecável, inovador e digno de um arquiteto de sucesso. O retorno que a execução de um projeto seu pode trazer, pode ser muito maior do que você imagina.

Envie currículos, vinte por dia, no mínimo. Entre em contato com seus professores, se você mostrou seu potencial nas aulas, com certeza assim que surgir uma oportunidade eles vão indicá-lo. Participe de feiras e concursos para exibir seu projeto. O mundo precisa conhecer seu talento e qual o melhor lugar para exibi-lo?

Depois de seguir os passos acima, você está perto de ser chamado para alguma entrevista. Mas, por mais absurdo que pareça, às vezes, ter um ótimo currículo e atender todas as necessidades da vaga, não basta. O recrutador quer sempre mais e você tem a oportunidade de impressioná-lo ao mostrar um projeto desenvolvido por você, no qual aplicou todas as técnicas que você diz dominar. Chegou a hora de impressionar e garantir a vaga que você tanto quer.

10º Você tem potencial, acredite e invista em você e sempre faça o que for preciso para se tornar o melhor profissional na sua área.

Mais sobre o sucesso na carreira

Portanto, o sucesso na carreira de arquiteto depende de um direcionamento, onde o profissional deve considerar não somente suas áreas de interesse, mas também o seu perfil, aptidões e objetivos de carreira no longo prazo.

É preciso disponibilizar um tempo para olhar dentro de si mesmo e simultaneamente ao contexto em que vive para direcionar sua ação e criar sua estratégia de carreira. Caso contrário, você estará fadado a ser o passageiro e não o motorista que guia a sua relação com o trabalho, e poderá ser direcionado para qualquer lugar que não responda as suas necessidades mínimas de carreira.

Depois de todas essas informações sobre a carreira de arquiteto, você já possui o suficiente para tornar-se dono do seu rumo profissional!

Se você quer ler mais sobre seu desenvolvimento profissional, confira outros textos do Blog SEED.

Leia também:

Como vender projetos de arquitetura

AutoCAD, a porta para o primeiro emprego na arquitetura e engenharia

Pesquisa aponta fatores que potencializam a qualidade de projetos arquitetônicos

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *